(85) 3262.2038

Blog

Dia das Crianças: atividades para aprender e divertir-se

dia das crianças - dicas para divertir

O Dia das Crianças está chegando e com ele vem um feriado nacional, por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Portanto, esta é uma ótima oportunidade para você estar mais perto do seu filho, filha, sobrinho, neto, enteado… Como também deixar a criança que existe dentro de você sair um pouco para se divertir e aproveitar o dia.

Pensando nisso, listamos algumas atividades que podem ser realizadas durante o feriado do dia 12 para que possa passar o tempo ao mesmo tempo que se diverte e aprende junto com a criança que convive com você.

Veja a seguir as sugestões de atividades.

5 atividades lúdicas para vivenciar no Dia das Crianças

#1 Café da manhã colaborativo

Que tal já amanhecer o dia vivenciando momentos de afetividade? Nessa atividade, você pode convidar a criança a fazer parte da montagem do café da manhã, deixando ela escolher sua própria comidinha, montar seu prato e mesmo auxiliar na organização da mesa. No entanto, tenha cuidado ao manusear objetos cortantes.

Uma dica bacana é deixar a mesa bem colorida, com frutas e outros alimentos que tragam cor e encham os olhos das pessoas.

#2 Passeio no parque

Aproveitar o dia fora de casa também é uma boa opção. Se sua cidade tem parques arborizados, praia ou equipamentos culturais ao ar livre, considere levar a criança até lá.

Em ambientes externos, ela se sente mais livre e pode brincar à vontade, como também é capaz de socializar-se com outras crianças que estão ali com o mesmo objetivo: divertir-se.

#3 Visita a espaços culturais

Aproveite a oportunidade também para visitar espaços culturais que normalmente não estão na rotina de passeios com as crianças, como museus e galerias de arte.

Esses espaços, por si só, já são um grande convite a visitas graças à riqueza cultura, social e histórica que neles existem. Além disso, muitos deles realizam programações especiais para o Dia das Crianças, com apresentação de números circenses, oficinas de massinha ou slime, brincadeiras infantis e muito mais.

#4 Cinema em casa

Aproveitar o dia em casa também é uma opção super válida, pois aproxima ainda mais os adultos das crianças.

Para passar o tempo, que tal assistir a um filme? Considere especialmente aquelas animações que já fazem parte do repertório da criança. Dessa forma, essas obras conseguem facilmente fisgar a sua atenção.

Nesta lista elaborada pelo YouTube, você pode encontrar diversas sugestões de filmes e séries para ver com a criança. Do mesmo modo que trazem diversão, essas obras contribuem para o desenvolvimento socioemocional das crianças, provocando reflexões sobre os relacionamentos pessoais e os próprios sentimentos.

#5 Leia um livro

A leitura é algo essencial para qualquer ser humano, pois ela incentiva a criatividade e a imaginação, estimula o raciocínio, contribui com a aperfeiçoamento do vocabulário e aprimora o poder de interpretação. Além de tudo isso, permite ao leitor – seja grande, seja pequeno – a viajar por lugares, temáticas e eras diferentes, construindo, portanto, um valoroso conhecimento de mundo.

Neste dia especial, separe alguns livros e tire alguns minutos para ler junto da criança. Esse momento compartilhado proporciona maior afetividade entre adulto e criança.

As Edições IPDH contam com uma diversidade de obras literárias que podem ser lidas para crianças também em casa. A Coleção Semeando Valores, por exemplo, reune oito obras que tratam de variados temas, como respeito, afetividade, autocuidado, entre outros.