Voltado para a Educação Infantil, a Coleção Descobrir e Aprender compreende um conjunto de ferramentas didáticas e pedagógicas tendo como eixo norteador a coleção de livros didáticos concebida a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Compõem o projeto, além da coleção de livros, suplementos didáticos, formação de professores e serviço de consultoria para a construção de documentos legais, pedagógicos e outras formas de organização da Educação Infantil.
A coleção de livros é constituída por sete livros didáticos e suplementos direcionados para a Educação Infantil, contemplando crianças de 2 a 5 anos de idade, e objetiva proporcionar, por meio de recursos verbais e visuais, o desenvolvimento ativo das crianças em seus aspectos pessoal, social, afetivo, cultural, histórico, corporal e holístico.
O livro do Infantil 2 está organizado em um único volume. As experiências de aprendizagem foram estruturadas de forma interdisciplinar, visando contemplar identidade, linguagem corporal, musical, artística, oral e escrita, matemática, natureza, cultura e sociedade.
Composto por dois volumes, a obra busca estimular a criança a explorar atividades que envolvam a linguagem, destacando-se a inserção no mundo letrado. Em cada unidade, as atividades contemplam uma diversidade de textos e de imagens significativas para as crianças.
As unidades dos livros são ricas em gêneros textuais diversos, o que permitem a construção e o desenvolvimento da linguagem por meio de atividades que estimulam a oralidade, a leitura e a escrita espontânea. A obra para esta etapa também é dividida em dois volume.
As atividades dos livros do Infantil 5 visam contribuir para a inserção da criança no mundo letrado. As atividades partem de textos que podem ser explorados pelo professor, estimulando na criança práticas verbais, proporcionando o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Obra dividida em dois volumes.
A agenda do aluno é uma importante ferramenta pedagógica para favorecer a comunicação entre a família e a escola, bem como para organizar as atividades propostas no cotidiano do aluno. Ela é composta por um tema central e subtemas divididos junto com os meses e ano, podendo ser trabalhada como um projeto envolvendo o lúdico.
Os cartazes apresentam gêneros textuais diversos, apoiando as estratégias do professor, visando motivar o desenvolvimento da linguagem e o letramento na Educação Infantil.
Os flashcards são instrumentos de letramento e alfabetização que podem ser utilizados pelo professor para incentivar a assimilação por parte do aluno entre letras e possíveis representações.
Este material tem como objetivo orientar a prática do professor no dia a dia, apresentando o conteúdo programático e orientações metodológicas para uso da Coleção.
O caderno de planejamento contribui com a instrumentalização da prática do professor, conferindo a ele mais organização e atendimento ao conteúdo programática da Coleção.
O projeto Descobrir e Aprender, das Edições IPDH, propõe oferecer a formação continuada de professores tendo como referência duas perspectivas.
1. Trabalha-se o uso da coleção e a rotina numa interação com a proposta pedagógica.
2. São realizadas oficinas voltadas para práticas pedagógicas inseridas no cotidiano da sala de aula.
As formações são planejadas a partir dos encontros de uma equipe de formadores capacitados e preparados para atender as demandas de formação com competência, criatividade e fundamentação teórica.