(85) 3262.2038

Coleção Descobrir e Aprender

Imagem sobre Coleção Descobrir e Aprender

Coleção Descobrir e Aprender

Voltado para a Educação Infantil, a Coleção Descobrir e Aprender compreende um conjunto de ferramentas didáticas e pedagógicas tendo como eixo norteador a coleção de livros didáticos concebida a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Compõem o projeto, além da coleção de livros, suplementos didáticos, formação de professores e serviço de consultoria para a construção de documentos legais, pedagógicos e outras formas de organização da Educação Infantil.

Conheça o material didático

A coleção de livros é constituída por sete livros didáticos e suplementos direcionados para a Educação Infantil, contemplando crianças de 2 a 5 anos de idade, e objetiva proporcionar, por meio de recursos verbais e visuais, o desenvolvimento ativo das crianças em seus aspectos pessoal, social, afetivo, cultural, histórico, corporal e holístico.

Estrutura da Coleção

Coleção descobrir e aprender

Infantil 2

O livro do Infantil 2 está organizado em um único volume. As experiências de aprendizagem foram estruturadas de forma interdisciplinar, visando contemplar identidade, linguagem corporal, musical, artística, oral e escrita, matemática, natureza, cultura e sociedade.

Coleção descobrir e aprender

Infantil 3

Composto por dois volumes, a obra busca estimular a criança a explorar atividades que envolvam a linguagem, destacando-se a inserção no mundo letrado. Em cada unidade, as atividades contemplam uma diversidade de textos e de imagens significativas para as crianças. 

Coleção descobrir e aprender

Infantil 4

As unidades dos livros são ricas em gêneros textuais diversos, o que permitem a construção e o desenvolvimento da linguagem por meio de atividades que estimulam a oralidade, a leitura e a escrita espontânea. A obra para esta etapa também é dividida em dois volume.

Coleção descobrir e aprender

Infantil 5

 As atividades dos livros do Infantil 5 visam contribuir para a inserção da criança no mundo letrado. As atividades partem de textos que podem ser explorados pelo professor, estimulando na criança práticas verbais, proporcionando o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Obra dividida em dois volumes.

Materiais Suplementares e Formação de Professores

Agenda do Aluno

Agenda do Aluno

A agenda do aluno é uma importante ferramenta pedagógica para favorecer a comunicação entre a família e a escola, bem como para organizar as atividades propostas no cotidiano do aluno. Ela é composta por um tema central e subtemas divididos junto com os meses e ano, podendo ser trabalhada como um projeto envolvendo o lúdico.

Cartazes

Cartazes

Os cartazes apresentam gêneros textuais diversos, apoiando as estratégias do professor, visando motivar o desenvolvimento da linguagem e o letramento na Educação Infantil.

Flashcards

Flashcards

Os flashcards são instrumentos de letramento e alfabetização que podem ser utilizados pelo professor para incentivar a assimilação por parte do aluno entre letras e possíveis representações.

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica do Professor

Este material tem como objetivo orientar a prática do professor no dia a dia, apresentando o conteúdo programático e orientações metodológicas para uso da Coleção.

Planejamento

Caderno de Planejamento

O caderno de planejamento contribui com a instrumentalização da prática do professor, conferindo a ele mais organização e atendimento ao conteúdo programática da Coleção.

Imagem sobre Formação de professores

Formação de professores

O projeto Descobrir e Aprender, das Edições IPDH, propõe oferecer a formação continuada de professores tendo como referência duas perspectivas.

       1. Trabalha-se o uso da coleção e a rotina numa interação com a proposta pedagógica. 

       2. São realizadas oficinas voltadas para práticas pedagógicas inseridas no cotidiano da sala de aula. 

As formações são planejadas a partir dos encontros de uma equipe de formadores capacitados e preparados para atender as demandas de formação com competência, criatividade e fundamentação teórica.