(85) 3262.2038

Blog

Coleção Despertando para a Leitura – Bate-papo com a autora Ana Maura Tavares

Ana Maura Tavares é a autora da Coleção Despertando para a Leitura

Uma das novidades que as Edições IPDH estão trazendo para os municípios parceiros em 2024 é a Coleção Despertando para a Leitura, escrita pela professora Ana Maura Tavares. Esta é uma nova coletânea de livros paradidáticos voltada para crianças que estão no processo de alfabetização e letramento.

Ela é composta por quatro obras literárias nas quais são abordadas diversas temáticas de forma lúdica e divertida, contribuindo com o desenvolvimento da criança enquanto pessoa leitora e cidadã.

São elas:

“Brinca aqui, ali, acolá”: reúne uma dezena de poemas que falam sobre infâncias, brincadeiras, travessuras e gostosuras.

“Quem adivinha?”: apresenta diversas adivinhas com referências ao mundo animal, convidando o leitor à brincadeira.

“Trava-línguas de A a Z”: convida o leitor para uma brincadeira na qual ele deve pronunciar palavras com sílabas difíceis de serem articuladas quando faladas de forma rápida.

“O grande desafio“: conta a história de uma menina que se envolve em uma brincadeira de parlendas. Nesta aventura, o leitor é convidado a participar de um enredo de brincadeiras recitadas, recontadas e repassadas de geração em geração.  

Convidamos a autora das obras, a professora Ana Maura Tavares para falar sobre este novo projeto. Confira!

Bate-papo com Ana Maura Tavares, autora da Coleção Despertando para a Leitura

Quais histórias são contadas na coleção Despertando para a Leitura?

Ana Maura: A coleção traz 4 narrativas em prosa e em poesia! “Brinca aqui, ali, acolá” é um livro com poemas sobre infâncias e as suas brincadeiras. “O grande desafio” nos conta sobre brincadeiras com parlendas. “Trava-línguas de A a Z” envolve o leitor em um universo que brincadeiras com sons complexos e desafiadores. E “Quem advinha?” apresenta várias advinhas que estimulam o pensamento de crianças de 0 a 99 anos.

O que inspira a Ana Maura Tavares a escrever essas histórias?

Ana Maura: Ah essa resposta é complexa e só consigo acessar nas memórias afetivas da infância.

Como os professores podem aproveitar melhor obras literárias na sala de aula?

Ana Maura: As obras inspiram professores e crianças a entrarem no fantástico universo da cultura, das narrativas da oralidade, da imaginação e da leveza que a literatura nos proporciona.

Como a leitura contribui para a formação das crianças?

Ana Maura: A leitura é um dos caminhos para a emancipação das consciências, para o mundo das descobertas. Através da leitura, abrimos uma porta de infinitas possibilidades de acesso ao conhecimento.

Leia também: Qual a importância da leitura na Educação Infantil?