(85) 3262.2038

Blog

Formações IPDH: desenvolvimento para professores e para municípios

Formações IPDH

Uma das soluções ofertadas aos municípios parceiros são as Formações IPDH, momentos em que a equipe pedagógica das Edições IPDH está junta dos profissionais da rede municipal de ensino a fim de promover novas aquisições de conhecimento.

Quase que diariamente as Edições IPDH realizam formações com os professores, técnicos, gestores e demais profissionais das redes. Dessa forma, busca-se um grande objetivo de garantir um ambiente pleno de desenvolvimento para esses educadores.

Ao fazermos isso, reforçamos a parceria que temos com esses governos municipais e reafirmamos a nossa preocupação em criar um ambiente de constante evolução da Educação da cidade. Consequentemente, garantimos resultados pedagógicos satisfatórios.

A importância das formações para o desenvolvimento dos educadores

As formações continuadas dos profissionais de Educação são inclusive asseguradas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Este documento assegura que a capacitação dos professores deve ser um direito garantido pelos municípios, estados e pela União.

Entendemos que as formações para os professores são importantes instrumentos para que eles desenvolvam novas habilidades e promovam novas práticas de ensino no dia a dia da sala de aula.

Além disso, elas são relevantes para a atualização do professor diante de um cenário educacional de constantes mudanças, haja vista a imersão da cultura digital na vida dos alunos; consequentemente, nas escolas.

Para os professores, as formações são sinônimo de mais aprendizado, mais aperfeiçoamento técnico e mais aproximação com as demandas do aluno. Por outro lado, para a escola e toda a rede educacional do município, significa melhoria na qualidade do ensino. Assim sendo, o aluno aprende mais, engaja-se mais nas atividades escolares e constrói um futuro melhor para si.

As formações IPDH são um fator importante nesse desenvolvimento, pois são fundamentadas com base nas necessidades das redes e dos profissionais que nelas atuam.

Formações IPDH: diversidade de pautas

Como dissemos, todo mês realizamos formações nos municípios parceiros, e em setembro não foi diferente. Chegaremos ao final do mês com mais de trinta formações realizadas em uma dezena de cidades, como Icó, Pacajus, Barbalha, Missão Velha, Guaiuba, Aracati, Fortim, Ipueiras, Chorozinho (todas no Ceará), além de Conceição de Castelo, no Espírito Santo.

Além da quantidade, o time de formação das Edições IPDH impacta pela qualidade e variedade desses momentos. Em boa parte das formações, a pauta envolve as coleções didáticas e/ou paradidáticas das Edições IPDH, como as Coleções Descobrir e Aprender e Semeando Valores, mas também há espaço para outros temas pertinentes à rotina da rede de ensino e ao desenvolvimento de seus profissionais.

Dentre as temáticas trabalhadas no decorrer de setembro, estão:

– Literatura infantil;

– Espaço como mediador da aprendizagem;

– Literatura e letramento literário;

– Consciência fonológica com foco na escrita;

– Inclusão;

– BNCC;

– Linguagem escrita e as crianças;

– e muito mais.

Assim, as formações IPDH englobam diversas temáticas que são relevantes para o dia a dia da escola, do professor e do aluno, promovendo um ambiente de amplo desenvolvimento para todos.