O Prêmio MEC da Educação Brasileira, lançado em 2025 pelo Ministério da Educação, reconhece e valoriza as melhores práticas e resultados na educação básica da rede pública do país. Além disso, incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas que melhorem a qualidade da aprendizagem na Educação Básica com equidade, alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE), abrangendo redes estaduais e municipais de ensino, escolas e estudantes.
Nesta semana, o MEC realizou, em Brasília (DF), uma cerimônia para divulgar os municípios reconhecidos com a honraria. Na edição, o Ministério reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, premiou quatro estados, 35 municípios e 20 escolas com recursos financeiros que variam de R$ 100 mil a R$ 500 mil.
Ao todo foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias – Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – e homenageados 49 professores.
A seleção dos vencedores é baseada em indicadores educacionais oficiais, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com análises feitas pelo INEP.
O Estado do Ceará foi o grande destaque da edição, pois venceu em sete das oito categorias premiadas. Conquistou a premiação estadual em Alfabetização, Anos Iniciais, Anos Finais e Enem.
Entre os municípios premiados, três mantêm uma parceria de longa data com as Edições IPDH:
Além destes, outras três cidades cearenses tiveram lugar de destaque na premiação. São elas:
A trajetória de cada um desses municípios é marcada por um compromisso contínuo com a qualidade da educação. Por isso, as Edições IPDH é uma parceira importante oferecendo:
Essa combinação de recursos, metodologias e suporte fortalece não apenas o desempenho escolar, mas também a motivação e o engajamento de toda a comunidade educacional.
O destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira confirma que essas redes de ensino estão no caminho certo. Para as Edições IPDH, cada conquista motiva ainda mais a seguirmos junto aos municípios, gestores e educadores na missão de oferecer uma educação pública de excelência.
Continuamos investindo em materiais inovadores, formações transformadoras e soluções pedagógicas que assegurem aprendizagem de excelência para todos. Afinal, acreditamos que, juntos, construímos não apenas resultados, mas também futuros.