A qualidade da educação oferecida pelas redes municipais de ensino é constantemente monitorada por avaliações externas, sendo o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) a principal ferramenta para esse diagnóstico. Seus resultados são fundamentais para compreender o desempenho dos alunos e guiar políticas públicas. Por isso, ser bem avaliado no SAEB e alcançar bons resultados nessa avaliação deve ser prioridade para muitos gestores educacionais.
Mas afinal, o que cada município precisa fazer par ser bem avaliado no SAEB? Neste artigo, vamos explorar práticas eficazes que contribuem para a melhoria do desempenho dos estudantes e a elevação dos indicadores educacionais. Confira a seguir as principais ações recomendadas para alcançar esse objetivo.
Um dos primeiros passos fundamentais é compreender profundamente a matriz de referência do SAEB, que está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso porque essa matriz define os descritores de habilidades e competências avaliadas em cada etapa da educação básica.
Os municípios que desejam melhorar seu desempenho devem garantir que professores, coordenadores e gestores pedagógicos conheçam bem essas diretrizes, assegurando que o planejamento das aulas e os conteúdos trabalhados em sala estejam diretamente relacionados ao que será cobrado nas provas.
A boa avaliação no SAEB não é responsabilidade exclusiva do professor de sala. Ela é o resultado de um trabalho coletivo, pois deve envolver desde a gestão escolar até as famílias dos alunos.
É essencial que as secretarias municipais de educação promovam o engajamento de toda a comunidade escolar em torno do aprendizado. Isso inclui ações como:
Quando todos compreendem o seu papel e trabalham em sintonia, os resultados tendem a ser muito mais positivos.
Grande parte da prova do SAEB se concentra em habilidades de leitura, interpretação e produção de texto. Por isso, é essencial estimular nos alunos o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita crítica e coerente.
Para isso, os municípios podem investir em:
Quanto mais os estudantes praticam a leitura e a escrita, melhor será seu desempenho nas avaliações.
A familiaridade com o modelo da prova é um fator que pode fazer toda a diferença. Dessa forma, aplicar simulados com frequência permite que os alunos:
Além disso, os simulados possibilitam que as escolas identifiquem fragilidades específicas no aprendizado e façam intervenções pontuais, personalizadas para cada turma.
A utilização de materiais didáticos específicos e alinhados à matriz do SAEB é outro ponto essencial. Esses recursos funcionam como suporte para professores e alunos, orientando, portanto, a aprendizagem de forma direcionada.
Materiais bem elaborados oferecem:
Ao oferecer esses recursos às escolas, o município fortalece sua rede e eleva o nível de preparação dos alunos.
Ser bem avaliado no SAEB exige mais do que preparação pontual. Requer visão estratégica, investimento contínuo na formação docente e compromisso com a aprendizagem do aluno em todas as etapas do processo. Uma vez que municípios adotem essas práticas, é possível construir uma base sólida para resultados consistentes ao longo dos anos.
Se sua rede busca melhorar seus resultados no SAEB com qualidade e intencionalidade, deve conhecer a Coleção Despertar Saberes no SAEB — o aliado ideal para transformar o processo de ensino e aprendizagem em resultados concretos. Material cuidadosamente desenvolvido para atender às exigências da matriz de referência da prova, promover o protagonismo do estudante e fortalecer as competências essenciais para uma boa avaliação.