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SAEB: tudo o que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre o SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma ferramenta fundamental para entender a qualidade da educação no Brasil. O Ministério da Educação criou o SAEB com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes etapas de sua formação, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem nas redes de Educação.

Neste texto, vamos apresentar10 perguntas fundamentais sobre o SAEB, abordando sua importância, funcionamento e impacto na educação brasileira.

12 perguntas essenciais para a preparação do SAEB

1. Oque é o SAEB?

O SAEB é um sistema de avaliação criado para medir a qualidade da educação básica no Brasil. Dessa forma, ele avalia alunos de diferentes etapas, como o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a 3º série do Ensino Médio. Através dele, é possível obter um diagnóstico do desempenho dos estudantes em áreas como Língua Portuguesa e Matemática.

2. Para que serve o SAEB?

Ele é uma avaliação externa em larga escala que busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. É, portanto, o principal instrumento para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Além da avaliação (testes), o governo aplica questionários a secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores das disciplinas que compõe as provas e alunos, com o intuito de buscar contextualizar socioeconomicamente os resultados.

3. Quem participa do SAEB?

Participam os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Para as provas do 2º ano, apenas algumas escolas sorteadas participam. Já na prova dos demais anos, quase todas as escolas públicas participam, e algumas particulares também são sorteadas. Desde 2021, a Educação Infantil de escolas públicas, privadas e conveniadas foi incluída. No entanto, algumas escolas ficam de fora, segundo os critérios divulgados pelo Inep: 

  • escolas com menos de dez alunos matriculados nas séries avaliadas;
  • escolas ou turmas que atendem apenas estudantes da Educação especial;
  • escolas indígenas onde não se fala o português;
  • turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de magistério e multisseriadas.

4. Como funciona a avaliação do SAEB?

As avaliações do SAEB são feitas por meio de provas aplicadas aos alunos. Assim sendo, as questões abordam conteúdos curriculares que são elaboradas com base nas diretrizes do Ministério da Educação. Consequentemente, os resultados ajudam a identificar as habilidades que os alunos dominam e aquelas que precisam ser trabalhadas.

5. Quando acontece a avaliação nas escolas? 

As aplicações do SAEB acontecem a cada dois anos. A edição anterior foi em 2023, e a próxima aplicação acontece no final deste ano, em todo o país. Para alinhar a realização da avaliação, uma instituição aplicadora, contratada pelo INEP, telefona para as escolas participantes e agenda a data.

6.  Como saber se a minha escola participará do SAEB? 

O Inep usa os dados preliminares do Censo Escolar 2024 (declarados entre 31 de maio e 31 de agosto de 2024) para definir as escolas e os alunos que participarão da avaliação. Além disso, essas informações permitem conhecer a quantidade correta de provas a serem impressas e para quais turmas e alunos elas serão aplicadas. Dessa forma, é possível planejar a assistência aos estudantes que necessitam de atendimento especializado. Por isso, a escola precisa ter declarado os dados corretamente até o dia 31 de maio para poder participar do SAEB 2025.

7. Tenho estudantes com deficiência, O SAEB apoia a participação deles na prova? 

Sim, o Sistema de Avaliação da Educação Básica busca apoiar a participação de estudantes com deficiência nas provas. O MEC implementa diretrizes para garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam participar das avaliações. Neste ano, o SAEB contará com novidades na aplicação, oferecendo adaptações e recursos que podem ser utilizados por estudantes com deficiência, como:

  • Materiais adaptados com provas em formatos acessíveis, como Braille ou letras ampliadas para alunos com deficiência visual.
  • Tempo adicional com possibilidade de conceder tempo extra para a realização das provas, conforme a necessidade do estudante.
  • Apoio durante a aplicação com profissionais que podem estar disponíveis para ajudar alunos com dificuldades durante a prova.

Essas medidas visam garantir uma avaliação justa e inclusiva, permitindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades. No entanto, é importante que as escolas informem ao MEC sobre as necessidades específicas dos alunos com deficiência para que ocorram as adaptações.

8. Como são definidos os estudantes que farão os testes de Ciências?

O Inep sorteia algumas escolas públicas e particulares do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental para fazer os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O órgão, portanto, envia um e-mail para essas escolas, informando sobre a participação. 

Além disso, as provas ocorrem em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e o aluno faz apenas uma prova de Ciências (Ciências da Natureza ou Ciências Humanas). O conteúdo segue a matriz da BNCC para os anos avaliados.  

9. Como será feita a avaliação da Educação Infantil? 

Na Educação Infantil, no entanto, não há testes; a direção e os professores de creches e pré-escolas das redes municipais preenchem questionários via internet. O objetivo é avaliar a Educação Infantil em escolas públicas, privadas e conveniadas.

10. Quais são as matrizes de referência do SAEB?

Desde 2019, portanto, ocorre uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas nos anos anteriores e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, no 2º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já se alinha à BNCC. Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no 5º e no 9º ano, também seguem o documento. 

Por outro lado, No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do SAEB, que seguem as matrizes de 2001. Desse modo, é possível acessar as matrizes e escalas do Saeb no próprio site do INEP.  

11. Por que algumas escolas não recebem os resultados? 

As escolas sorteadas para fazer as provas do 2º ano do Ensino Fundamental ou de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, por conseguinte, não recebem os resultados individualizados dessas avaliações, pois geram dados apenas sobre o Brasil e o estado de que fazem parte. Ademais, os  resultados das escolas particulares sorteadas também servem para compor os resultados do Brasil e dos estados brasileiros, e não geram um retorno específico para as escolas. No entanto, para receber esses dados, o município precisa cumprir esses critérios: 

  • ter um mínimo de dez estudantes fazendo o SAEB nos anos avaliados;
  • ter, no mínimo, 50% dos alunos participando do SAEB.

As escolas também precisam cumprir os seguintes requisitos para receber os resultados: 

  • ter um mínimo de dez estudantes fazendo o SAEB nos anos avaliados;
  • ter, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do SAEB. 

12. Como as escolas podem se preparar para o SAEB?  

As escolas, portanto, podem adotar várias estratégias para se preparar para o SAEB, como: Investir na capacitação e formação contínua dos educadores com materiais de preparação, o que resulta em uma melhoria significativa na qualidade do ensino.

Além disso, devem focar no planejamento pedagógico, desenvolvendo um projeto curricular alinhado às competências avaliadas pelo SAEB.

É importante, também, realizar simulados com questões semelhantes para familiarizar os alunos com o formato da avaliação.  Dessa forma, essas ações podem contribuir para um melhor desempenho dos alunos nas avaliações.  

A importância do sistema de avaliação para a educação 

Em síntese, o SAEB é uma ferramenta essencial para a educação no Brasil, uma vez que, fornece informações valiosas sobre o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino nas escolas. Seu papel transcende a simples mensuração de resultados, pois é crucial na formulação de políticas educacionais e a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes. 

Ao fornecer um diagnóstico detalhado das dificuldades e avanços no aprendizado, o SAEB possibilita a criação de estratégias que garantem uma educação mais inclusiva e equitativa. Portanto, sua continuidade e aprimoramento são fundamentais para fortalecer a base educacional do país e proporcionar melhores oportunidades para os estudantes brasileiros.