Historicamente, a escola era vista como um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas, ou seja, os alunos iam para lá para aprender conceitos matemáticos, linguísticos, históricos, entre outros. Falar em “Educação Socioemocional” há alguns anos trás não estava na pauta. No entanto, a sociedade passou por diversas mudanças nas últimas décadas, e isso se tornou uma grande necessidade.
Parte-se, portanto, da ideia de que: se a escola é um espaço de garantia de desenvolvimento de crianças e jovens, esse desenvolvimento não deve ser apenas técnico, deve também contemplar as competências socioemocionais. Isso acontece porque a sociedade tem evoluído de uma forma que as relações e o comportamento humano também sofreu por diversas mudanças, e lidar com elas é crucial para qualquer ser humano.
Falar sobre educação socioemocional no espaço escolar é garantir que aquele estudante possa desenvolver outras competências, como criatividade, empatia, pensamento crítico, que serão extremamente relevante no seu dia a dia. Além disso, torna a escola um lugar que se preocupa com o seu pleno desenvolvimento, atendendo às diversas esferas de competências.
A educação socioemocional refere-se ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão das emoções, à capacidade de estabelecer relações positivas, à tomada de decisões responsáveis e à empatia. Além disso, trata-se de um conjunto de competências que vai além do conteúdo acadêmico tradicional e prepara os alunos para lidar com os desafios do convívio social e com as demandas emocionais do dia a dia.
No contexto escolar, a educação socioemocional tem ganhado destaque por seu papel fundamental na formação integral do estudante, estimulando o autoconhecimento, a resiliência, a cooperação e o respeito ao outro.
Investir na educação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Isso porque essas habilidades são a base para a construção de relações interpessoais harmoniosas, para o bom desempenho escolar e para o equilíbrio emocional ao longo da vida.
Alunos que desenvolvem competências socioemocionais tendem a apresentar maior concentração, melhor desempenho acadêmico, menos conflitos e comportamentos agressivos, além de estarem mais preparados para enfrentar situações de pressão e adversidade.
Além disso, a educação socioemocional ajuda a construir cidadãos mais conscientes, responsáveis e colaborativos, que contribuem para uma sociedade mais justa e empática.
Quando a educação socioemocional é incorporada no currículo e nas práticas pedagógicas, a escola passa a ser um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Assim, os benefícios vão além do desempenho escolar, alcançando a melhoria do clima escolar, a redução do bullying e o fortalecimento dos vínculos entre alunos, professores e famílias.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
Para que a educação socioemocional seja trabalhada de forma efetiva, é preciso que haja intencionalidade, sistematização e integração ao cotidiano escolar. Isso significa que professores e gestores precisam estar preparados para implementar práticas que favoreçam o desenvolvimento dessas competências.
Uma maneira eficiente de promover esse conceito é por meio de coleções didáticas voltadas para o tempo, bem como da literatura infantil, que possibilita o acesso a histórias e personagens que refletem valores humanos, dilemas emocionais e situações de convivência social.
A Coleção Semeando Valores é uma iniciativa que utiliza a literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento socioemocional. Composto por uma coleção de 8 obras cuidadosamente selecionadas, o projeto proporciona leituras que abordam temas como respeito, solidariedade, honestidade, empatia e autoconhecimento.
Além da leitura, o projeto envolve ações de formação para professores, qualificando-os para trabalhar com esses temas de forma sensível e eficaz. Outro ponto importante é o trabalho de integração com as famílias, reconhecendo que a educação socioemocional se fortalece quando escola e família atuam em parceria.
Trabalhar a educação socioemocional em sala de aula é um passo fundamental para formar crianças e jovens mais preparados para a vida, capazes de entender e gerir suas emoções, construir relações positivas e agir com responsabilidade social.
A Coleção Semeando Valores oferece uma proposta sólida, prática e envolvente para que educadores possam incorporar esses ensinamentos de maneira lúdica e transformadora, unindo escola, família e literatura para cultivar valores essenciais no processo educativo.
Por fim, Ao investir na educação socioemocional, estamos, na verdade, semeando um futuro mais humano, justo e equilibrado para as próximas gerações.