No dia 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, definida em 1997 com o objetivo de promover a Educação para o trânsito em todo o país.
Na época, como o novo Código de Trânsito Brasileira havia acabado de sofrer modificações, era importante promover uma campanha que apresentasse as novas regras à sociedade.
Atualmente, esta data é lembrada, pois o trânsito, principalmente nas grandes cidades, ainda precisa de bastante atenção.
As escolas, por exemplo, trabalham a “Semana do Trânsito”, promovendo ações de conscientização sobre conhecimento das normas de trânsito, prevenção de acidentes e adequada dirigibilidade pelas ruas.
As escolas são um dos ambientes mais propícios para se trabalhar a Educação para o trânsito. Não à toa, a Semana do Trânsito é um momento bastante esperado pelas redes de ensino.
A sua importância se dá por conta de alguns objetivos.
O Código Brasileiro de Trânsito conta com mais 340 artigos, adicionando a eles diversos parágrafos e incisos. Ou seja, são muitas normas que as pessoas precisam conhecer e compreender para realizar uma direção saudável.
No entanto, para as crianças e jovens, o básico é essencial para que possam fazer sua parte no dia a dia. Nesse sentido, a Semana do Trânsito serve para apresentar as leis mais comuns no dia a dia, como a compreensão das sinalizações de placas e de chão, bem como as cores do semáforo.
Quando a criança sabe que só pode atravessar a rua na faixa e quando o sinal está verde, ela já se torna uma cidadã consciente.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o terceiro país com mais mortes em decorrência de acidentes no trânsito.
Nesse sentido, o ensino de um trânsito seguro desde cedo contribui para que as crianças entendam a importância da boa dirigibilidade e possam influenciar seus pais e demais parentes.
O Brasil tem sofrido menos acidentes nas estradas ao longo dos anos. Em 2007, por exemplo, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, aconteceram mais de 120 mil acidentes no país.
Em 2022, esse número caiu para cerca de 64 mil. Ou seja, em 15 anos, o número de acidentes reduziu quase que pela metade. Esses dados são reflexo de normas de trânsito mais duras, bem como de campanhas constantes de conscientização sobre o trânsito seguro.
Nas vias, as principais causas dos acidentes são reação tardia ou ausência de reação por parte do condutor.
Isso acontece quando o motorista ou piloto não observa a sinalização, não mantém a distância do veículo à frente ou – algo muito comum hoje em dia – utiliza o celular na direção.
Promover ações voltadas para o trânsito segura parte também da ideia de que cada um precisa ter atenção ao volante, pois vidas podem ser preservadas.
Entendemos a importância de trabalhar a Educação para o trânsito desde cedo, por isso desenvolvemos a Coleção Construindo Valores no Trânsito.
Esta coleção busca implementar uma Educação para o trânsito de forma organizada e planejada. Por meio dos livros didáticos e as literaturas, ela ilustra, de forma lúdica e simplificada, situações que promovem a conscientização e reflexão sobre a paz no trânsito.
A Coleção Construindo Valores no Trânsito é voltada para o Ensino Fundamental, sendo o volume 1 para os alunos do 1º ao 5º ano, e o volume 2 para os alunos do 6º ao 9º ano.
O trabalho na Educação Infantil fica por conta das quatro obras literárias.