As Edições IPDH estarão pela primeira vez com estande próprio na XV Edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada em Fortaleza, de 4 a 13 de abril. Este é um marco importante para a editora, pois reforça seu compromisso com o uso da leitura como ferramenta de transformação social.
Além disso, a participação na Bienal tem como principal objetivo fortalecer sua conexão com o público-leitor. Isso significa promover obras e autores e incentivar uma imersão nos projetos literários sobre temas relevantes, como a diversidade, inclusão e respeito.
Durante o evento, o estande das Edições IPDH será um espaço vibrante e acolhedor, onde haverá muitas atividades para envolver os visitantes. Desse modo, estão previstas entre as ações, conversa com autores, exposições de novas coleções, jogos interativos e brindes.
Essa abordagem interativa visa não apenas atrair os amantes dos livros, mas também engajar novos leitores, tornando a experiência literária mais acessível e divertida. Assim, os visitantes poderão explorar todas as coleções literárias disponíveis no estande das Edições IPDH durante toda a programação da Bienal.
“Durante todos os dias de evento, os visitantes terão a oportunidade de participar das atividades que pensamos e interagir com nossos autores. De fato, essa interação é fundamental para criar um ambiente de troca de ideias. Os leitores podem conhecer mais sobre as obras e os processos criativos por trás delas”, afirma Alessandra Monteiro, Diretora Executiva das Edições IPDH.
As rodas de conversa com autores serão uma das principais atrações do estande. Portanto, com uma programação rica em debates e discussões relevantes, os visitantes terão a chance de ouvir diretamente dos escritores sobre suas inspirações e desafios na criação literária.
As rodas de conversa com os autores ocorrerão praticamente todos os dias no estande. Em todos os momentos, serão abordados temas variados e discussões relevantes. Confira abaixo a programação:
Essa programação rica e diversificada é um reflexo do catálogo da editora. O objetivo dos bate-papos é dar espaço aos autores para que apresentem suas obras ao grande público e mostrem que cada obra é singular.
Tais bate-papos promovem diálogos enriquecedores, incentivando a leitura e ampliando horizontes para diversos públicos.
Outra ação pensada para oferecer experiências diferenciadas aos visitantes é a realização de oficinas criativas de gamificação. Como conta a professora Alessandra: “Decidimos promover uma atividade em que as crianças imaginarão roteiros de jogos para vídeo-game a partir das histórias que contamos em alguns dos nossos livros”.
A oficina será realizada em parceria com a Bojogá, empresa especializada em desenvolvimento de jogos digitais educacionais. “Com isso, incentivamos a imaginação de cada criança ao mesmo tempo que promovemos a cultura digital e a aproximamos das nossas obras”, finalizada a diretora.
Sobre a Bienal do Livro do Ceará 2025
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontecerá no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 4 e 13 de abril. Neste ano, o tema é “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
A Bienal contará com estandes de comercialização de livros, espaços institucionais, praças de convivência, áreas de alimentação, café literário, entre outros espaços. Todas as atividades terão entrada franca.
Para mais informações, acesse a programação completa: Bienal do Livro Ceará
Serviço:
Edições IPDH na Bienal do Livro Ceará 2025
📅 Data: 4 a 13 de abril
⏰ Horário: 9h às 21h
📍 Local: Centro de Eventos do Ceará
📌 Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
📍 Estande: 145