(85) 3262.2038

Blog

Edições IPDH realizam visitas a Sobral e Jijoca de Jericoacoara

visita a jijoca de jericoacoacara

Com o objetivo de compartilhar experiências exitosas de redes cearenses de Educação com outros municípios, as Edições IPDH realizaram ontem e hoje uma série de visitações aos municípios de Sobral e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, junto a representantes do município de Saquarema, do estado do Rio de Janeiro.

A equipe foi recepcionada e conduzida pela Diretora Executiva das Edições IPDH, Alessandra Monteiro, e pela Gerente Pedagógica, Amanda Maia. Ambas as profissionais se disponibilizaram a mostrar o que o Ceará tem feito para alavancar a Educação pública nos últimos anos.

O grande objetivo desses momentos era apresentar à equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema as experiências exitosas dessas redes cearenses. Estiveram presentes a Secretária de Educação do município, além da superintendente de Educação, diretores de ensino, coordenadores de segmentos e equipe administrativa.

Em Sobral, a equipe pôde conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria municipal de Educação. Durante a visita, foram apresentadas informações sobre o histórico da Educação na cidade, as medidas adotadas, a política de formação continuada dos professores, além do trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa.

O secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, recebeu os convidados para realizar essa imersão sobre a qualidade histórica do ensino na cidade.

Jijoca de Jericoacoara, referência nacional em Educação

Por sua vez, em Jijoca de Jericoacoara, o objetivo era apresentar aos fluminenses a experiência da rede municipal com a Coleção Descobrir e Aprender. Dessa forma, seria possível compreender os avanços na Educação Infantil por meio do material didático.

Nesse sentido, os convidados visitaram escolas da rede pública para entender como os professores trabalham com os livros da coleção. Portanto, eles puderam entender a proposta do material e como ele se adéqua ao projeto pedagógico da rede.

Foi também a partir desse trabalho que o município de Jijoca tem se tornado uma referência nacional em Educação pública nos últimos anos.

“O município de Jijoca de Jericoacoara possui o 4º maior IDEB do Brasil no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o 9º nos Anos Finais. E eles [os gestores do município] entendem que esse resultado vem de um trabalho que começa na Educação Infantil, e o nosso material contribui para esse sucesso”, relata Amanda Maia, Gerente Pedagógica das Edições IPDH.

Para saber mais notícias sobre Educação, acesse nosso blog!