(85) 3262.2038
Home  »  Como são os projetos educacionais das Edições IPDH

Blog

Como são os projetos educacionais das Edições IPDH

projetos educacionais

Nós somos uma editora que, há mais de 20 anos, atua na elaboração de projetos educacionais para redes municipais de ensino.

Coleções didáticas e literárias, formação de professores e plataformas digitais de aprendizagem são alguns dos principais produtos que oferecemos aos parceiros e fazem a diferença no processo de evolução da qualidade do ensino.

Se você ainda não conhece as Edições IPDH ou os projetos que desenvolvemos, este post é para você.

Aqui, tiramos algumas dúvidas sobre o que oferecemos para as redes municipais de ensino do Brasil e como funciona todo esse processo. Vamos conferir?

O que isso significa?

Eles trabalham temas integradores que estão propostos na BNCC, como educação financeira, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, construção de valores, letramento literário, cultura étnico-racial, entre outros.

Esses materiais são adquiridos via PNLD?

Não, pois o Programa Nacional do Livro Didático atua com livros didáticos e literários com caráter de distribuição, ou seja, eles não ofertam a elaboração de projetos complementares ao livro em si.

Por que municípios precisam trabalhar com esses projetos?

Os municípios precisam integrar esses temas aos currículos escolares para estimular o senso crítico e dar novos significado à aprendizagem do aluno ao longo da sua vida escolar.

Quais outros temas não são contemplados pelo PNLD, mas podem ser trabalhados nos municípios via materiais complementares?

Podemos citar projetos educacionais voltados para a recomposição da aprendizagem, preparação para avaliações em larga escala, como o SAEB, e projetos de educação inclusiva.

Como esses projetos se inserem no currículo da rede de ensino?

As redes municipais de ensino podem integrar os projetos aos componentes curriculares durante o ano letivo. Por exemplo, o projeto de Educação Financeira pode ser mediado pelo professor de Matemática, integrando a temática ao conteúdo já previsto no currículo, pois a BNCC aborda o desenvolvimento dessas habilidades.

Como os municípios podem obter esses materiais?

As redes de ensino que optem por trabalhar com esses projetos precisam participar de processos licitatórios, conforme a lei 14.133/21.

Como funciona o processo?

Após a apresentação do material didático e/ou literário, as equipes técnicas do município constroem um parecer técnico-pedagógico que respalda ou não a escolha dos livros. Caso o parecer seja favorável, entra no processo licitatório juntamente com outros concorrentes que também tiveram parecer positivo.