(85) 3262.2038
Home  »  “Literatura: uma ponte para a aprendizagem”, com Cláudia Marcos

Blog

“Literatura: uma ponte para a aprendizagem”, com Cláudia Marcos

Cláudia Marcos, autora da Coleção Trampolim

Autora de coleções didáticas e literárias, como Trampolim e Pensar Grande, Cláudia Marcos vê na literatura uma maneira ímpar de desenvolver as crianças.

A literatura infantil é uma janela para o mundo da imaginação, e grandes autores conseguem capturar a essência desse universo tão especial, assim como faz Cláudia Marcos. Em sua coleção recém-lançada pelas Edições IPDH, “Trampolim“, a autora convida o leitor a saltar para um mundo repleto de criatividade, empatia, grandes histórias e lições valiosas.

Conversamos com a autora sobre suas inspirações, o processo criativo por trás da coleção, bem como a importância de abordar temas relevantes na formação dos jovens leitores.

Inspiração e Processo Criativo

Quando perguntamos a Cláudia sobre o que a inspirou a criar a coleção “Trampolim“, ela compartilhou que as histórias nasceram das experiências vividas em sala de aula e no consultório.

Sempre vi a literatura como uma ponte para a aprendizagem e o desenvolvimento emocional das crianças“, explica. Cada personagem e situação dos livros é fruto de memórias, conversas e observações que refletem os desafios reais enfrentados pelos pequenos durante o processo de alfabetização e amadurecimento.

Cláudia destaca que seu processo criativo começa com uma memória ou uma situação específica: “Depois, transformo isso em narrativa, pensando em como trazer identificação, humor e aprendizado para os nossos leitores.”

Essa abordagem permite, portanto, que as histórias ressoem profundamente com as crianças, criando conexões emocionais fundamentais para o seu desenvolvimento.

Temas que Transformam

Foto blog post - Cláudia Marcos

A coleção “Trampolim” aborda temas essenciais a qualquer criança, como empatia e criatividade. Cláudia acredita que esses tópicos têm um impacto significativo na formação dos jovens leitores. “A leitura tem um poder incrível de despertar emoções e ampliar a visão de mundo“, afirma.

Ao incentivar as crianças a se colocarem no lugar do outro e enxergarem novas possibilidades, os livros não apenas contribuem para o desenvolvimento emocional e social, mas também promovem autonomia e confiança.

Além destes, outros temas também são explorados na coleção, como autoestima, aceitação das diferenças, superação de desafios e cooperação. Para a escritora, esses valores são cruciais na infância.

A literatura pode ser uma grande aliada na construção de uma infância mais leve e significativa“, diz ela, enfatizando a importância do papel da família no combate à ultraexposição em telas.

Personagens que Inspiram

Os personagens da Coleção Trampolim são verdadeiros reflexos das crianças que Cláudia conheceu ao longo de sua trajetória. Vânia, a aranha amiga, e Heitor, o astronauta, trazem lições valiosas sobre inseguranças, sonhos e conquistas.

“Meu desejo é que os leitores vejam nessas histórias um reflexo das próprias experiências e compreendam que errar, aprender e tentar de novo faz parte da vida. Quero que saibam que são capazes, que suas ideias são valiosas e que há sempre espaço para crescer.”, diz.

Ilustrações que encantam

Outro aspecto fundamental da Coleção Trampolim é o papel das ilustrações. Cláudia enfatiza que elas não são meramente complementares ao texto; ao contrário, fazem parte da experiência de leitura. As ilustrações ajudam a construir o sentido da história, tornando-a mais acessível aos leitores iniciantes. “Sou imensamente grata aos talentosos ilustradores Duda Castro e Artur Maicon“, diz ela, complementando que, “com carinho e sensibilidade, eles deram vida às histórias de forma encantadora”.

A Importância da Leitura na Infância

Cláudia destaca a importância de incentivar a leitura desde cedo. “Quando a criança se vê representada nos livros e percebe que suas emoções fazem parte da vida de outros, isso fortalece sua identidade“, afirma. Além disso, histórias que estimulam a imaginação exercitam a criatividade — uma habilidade essencial para resolver problemas ao longo da vida.

Para os educadores, por sua vez, Cláudia sugere várias maneiras de utilizar obras literárias como ferramentas de incentivo à leitura. Por exemplo, leitura compartilhada, rodas de conversa sobre os temas abordados nas histórias, dramatizações e até mesmo produção de novas versões pelos alunos. O objetivo é transformar os livros em pontos de partida para reflexões e atividades que promovam o prazer pela leitura.

Cláudia encerra nossa conversa com um agradecimento especial:

“Nenhuma jornada é trilhada sozinha, e a Coleção Trampolim é fruto de muitas trocas e aprendizados. Agradeço imensamente aos meus alunos e famílias que me inspiraram com suas vivências e descobertas; que compartilharam comigo suas histórias e desafios. Agradeço também a todos que fazem as Edições IPDH, que sempre acreditaram no meu trabalho e me incentivaram a tornar essa coleção realidade. Meu carinho e gratidão a cada um que faz parte dessa trajetória.”

Conhecendo a obra – a Coleção Trampolim

Composta por quatro obras distintas, a Coleção Trampolim é um convite para explorar emoções, aprender sobre empatia e, sem dúvida, descobrir novas possibilidades através da leitura.

Com personagens cativantes e lições significativas, Cláudia Marcos oferece às crianças uma experiência literária rica em aprendizado e diversão. Dessa forma, elas podem acompanhar os sonhos de um pequeno garoto em Heitor, o astronauta, os sentimentos vividos por uma doce aranha em A aranha amiga, a falta que uma letra faz no alfabeto em O problema do Senhor X e diversas histórias divertidas vividas por personagens únicos em Zebra Zuleica e outras histórias.

Se você ainda não conhece essa coleção incrível ou deseja se aprofundar nas aventuras proporcionadas por Vânia, Heitor e seus amigos, fale com a gente! Assim, podemos apresentar essas e outras obras literárias para você e seu município.

A leitura é um trampolim para o conhecimento, logo vamos juntos saltar nessa jornada mágica!