(85) 3262.2038
Home  »  Municípios parceiros são destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

Blog

Municípios parceiros são destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

Municípios parceiros são destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

O Prêmio MEC da Educação Brasileira, lançado em 2025 pelo Ministério da Educação, reconhece e valoriza as melhores práticas e resultados na educação básica da rede pública do país. Além disso, incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas que melhorem a qualidade da aprendizagem na Educação Básica com equidade, alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE), abrangendo redes estaduais e municipais de ensino, escolas e estudantes. 

Nesta semana, o MEC realizou, em Brasília (DF), uma cerimônia para divulgar os municípios reconhecidos com a honraria. Na edição, o Ministério reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, premiou quatro estados, 35 municípios e 20 escolas com recursos financeiros que variam de R$ 100 mil a R$ 500 mil.

Ao todo foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias – Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – e homenageados 49 professores.  

A seleção dos vencedores é baseada em indicadores educacionais oficiais, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com análises feitas pelo INEP. 

Municípios que foram destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

O Estado do Ceará foi o grande destaque da edição, pois venceu em sete das oito categorias premiadas. Conquistou a premiação estadual em Alfabetização, Anos Iniciais, Anos Finais e Enem.

Entre os municípios premiados, três mantêm uma parceria de longa data com as Edições IPDH:

  • Novo Oriente obteve reconhecimento em Alfabetização, tanto na categoria municípios quanto na categoria escolas pela atuação do Centro de Ensino Infantil e Fundamental Otávio Rodrigues Cavalcante. 
  • Ipueiras, premiada na categoria Ensino MédioEscolas, tendo a Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos como uma referência nacional.
  • Icó, vencedor em Educação em Tempo Integral nos anos finais do Ensino Fundamental.

Além destes, outras três cidades cearenses tiveram lugar de destaque na premiação. São elas:

  • Monsenhor Tabosa (CE) – um dos destaques na categoria Educação Infantil, com maior taxa de cobertura em creches.
  • Sobral (CE) – a Escola Municipal Mocinha Rodrigues destacou-se como exemplo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Pires Ferreira (CE) destacou-se na categoria de Municípios nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Uma parceria que constrói resultados

A trajetória de cada um desses municípios é marcada por um compromisso contínuo com a qualidade da educação. Por isso, as Edições IPDH é uma parceira importante oferecendo:

  • Materiais didáticos de excelência 
  • Acompanhamento pedagógico especializado e
  • Tecnologia educacional com propósito e intencionalidade pedagógica

Essa combinação de recursos, metodologias e suporte fortalece não apenas o desempenho escolar, mas também a motivação e o engajamento de toda a comunidade educacional.

Mais que reconhecimento, um compromisso

O destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira confirma que essas redes de ensino estão no caminho certo. Para as Edições IPDH, cada conquista motiva ainda mais a seguirmos junto aos municípios, gestores e educadores na missão de oferecer uma educação pública de excelência.

Continuamos investindo em materiais inovadores, formações transformadoras e soluções pedagógicas que assegurem aprendizagem de excelência para todos. Afinal, acreditamos que, juntos, construímos não apenas resultados, mas também futuros.