O dia 25 de setembro é o dia escolhido para celebrar em todo o país o Dia Nacional do Trânsito. Esta data remete a uma importante campanha de conscientização sobre o trânsito a fim de promover uma Educação nas vias, direção responsável e segurança para motoristas e pedestres.
Em escolas de todo o país, a data se faz presente muitas vezes no que se chama de “Semana do Trânsito”, em que os alunos realizam ações dentro e fora da sala de aula para fortalecer a ideia de que um trânsito seguro é bom para todos, não somente para quem está na direção dos veículos.
Você, professor(a), já se perguntou sobre o porquê de essa data existir?
O Dia Nacional do Trânsito foi criado há 26 anos, em 1997, em alusão à promulgação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que foi promulgado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 23 de setembro daquele ano.
O CTB trouxe algumas definições acerca da temática, como a explicação do que é de fato o trânsito. Segundo o CTB,
“Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
O Código diz ainda que:
“O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.”
Dessa forma, o novo código substituir leis para trânsito que não surtiam muito efeito e garantiam pouca segurança a usuários de veículos automotores e pedestres. O Dia Nacional do Trânsito, portanto, surge para lançar luz aos novos deveres e direitos do cidadão no que diz respeito ao trânsito.
Como citado, o Dia Nacional do Trânsito surgiu junto à homologação do novo CTB, tendo, portanto, o objetivo de promover campanhas de conscientização e respeito às novas leis.
Naquela época, poucas eram as restrições e o cuidado que as pessoas tinham no trânsito. Como o novo código era mais rígido, era importante realizar ações que reforçassem suas normas, mas ao mesmo tempo as justificassem.
Neste dia ou, em muitos casos, durante toda a semana, são realizadas diversas ações referentes à temática justamente para oportunizar uma Educação para o trânsito mais assertiva.
Dentre as ações, podemos listar:
Escolas particulares e públicas realizam ações e gincanas até mesmo fora da escola, na comunidade, para construir um ambiente de conscientização para o trânsito.
A Educação para o trânsito nas escolas não necessariamente precisa ocorrer apenas na semana do Dia Nacional para o Trânsito. Ela pode, portanto, ser um tema a ser trabalhando durante todo o ano, em projetos suplementares.
Foi pensando justamente nessa necessidade de se promover a Educação para o trânsito de forma constante que as Edições IPDH criaram a coleção Construindo Valores no Trânsito.
Composta por livros didáticos e paradidáticos, a Coleção corresponde à necessidade das redes municipais de ensino que busca inserir a Educação para o trânsito em seu currículo.
Com os materiais, professores a alunos podem interagir com os conteúdos e aprender termos e normas de forma simplificada. Assim, criamos um pleno ambiente para mudanças de comportamento.
A Coleção é apresenta dois livros didáticos: um direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; e outro para alunos dos Anos Finais. A coleção paradidática, por sua vez, é destinada a Educação Infantil.
São cinco obras que tratam, de forma lúdica, de temas ligados ao trânsito. Por usar linguagem simples, personagens diversos e ilustrações atrativas, elas aproximam a temática dos alunos.
Dessa forma, a criança já inicia seus estudos entendendo o que é trânsito e passa boa parte da sua vida escolar estudando o tema. Dessa maneira, formamos um cidadão consciente do seu lugar na sociedade desde cedo.
Você pode conhecer melhor os livros, visitando a página Coleção Construindo Valores no Trânsito.